Texto Sobre Cultura Religosa
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
HAROLDO HUBNER NETO
NIILISMO TECNOCIENTÍFICO, HOLISMO MORAL E A “BIOÉTICA GLOBAL” DE V. R POTTER
A bioética, que entendesse como um conjunto de pesquisas e práticas que se deu por conta do avanço da medicina e biologia, sofreu uma reformulação num período que foi denominado de globalização. Ela visa dois conceitos básicos, o bem-estar humano e a saúde, acima de tudo.
O neologismo (que consiste na criação de uma expressão nova) bioética tem como o seu criador o Potter, que vê a bioética como uma “ética da sobrevivência”. Hellengers vê a bioética como uma área enfocada na investigação, e facilitou o desenvolvimento da bioética, pois estimulou uma parte intelectual de ideias e reflexões através de diálogos, tanto escritos como orais.
Reach aponta que a bioética tem um duplo sentido, que é visto como uma identidade de intenções, e diz ser necessário reuni-los, pois tanto o pensamento de Potter como o de Hellengers se completa.
O artigo de Potter tem como principal enfoque apresentar a bioética global que propõe um novo campo interdisciplinar sobre a mesma. Devido à aplicação de nova biotecnologia na vida humana, o modelo de bioética adquiriu nova visão.
Seu enfoque se volta para os direitos e deveres da vida, antes ignorados e simplificados, sustentando uma abordagem complexa da realidade, sendo estabelecidas entre várias concepções morais.
Luhmann define ética como um paradigma perdido partindo do pressuposto de que, mesmo com o crescimento da demanda por ética na vida contemporânea, as pessoas se questionavam sobre os aspectos morais implicados na época. Beck caracteriza a ética afirmando que, mesmo ela existindo, ela não tem valor algum.
Porém, mesmo os dois sociólogos tendo uma visão relevante de moralidade, ela vem sofrendo transformação graças ao impacto tecnológico em nossas vidas.
A ética na verdade não é colocada como um nada, é apenas