2
BANDEIRA, Arnaldo Luciano
BUCHACRA, Jorge Pessoa Rezende Azzi DIAS, Antonio Henrique Dutra
FREITAS, Bruno Araújo
HORTA, Rafael Ferreira Barbosa
INÁCIO, Leandro Sávio Barbosa
MENDES, Nathália Alves
SANTOS, Junior Gustavo Oliveira
ORIENTADOR: CAMELO,William Lopes
2JUSTIFICATIVA
2.1 Práticas de planejamento e organização nas empresas modernas.
O planejamento constitui a primeira função do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Se inicia antes da execução de qualquer atividade empresarial. Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz, isto é, com o mínimo de recursos e com o máximo de rendimento. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcança-los.
Organização é a função administrativa, que se incube do agrupamento dos órgão e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O agrupamento dos órgão e das atividades envolve a reunião de pessoas e de recursos empresariais sob a autoridade de um líder ou chefe ou de uma hierarquia de autoridade composta por liderança de lideranças ou chefes de chefes. Assim, a organização precisa lidar com pessoas.
O mundo contemporâneo traz constantemente novos obstáculos para as empresas em atividade, sejam elas de pequeno, médio e grande porte.E, para superar essas dificuldades,são cada vez mais necessários esforços para garantir a sobrevivência empresarial. Uma política de planejamento é o primeiro passo para superá-los, pois faz com que a empresa pense sistematicamente sobre o que está acontecendo e o que acontecerá e a força a definir os objetivos da empresa. Para Faria (1996, p.72) “Sem planejamento as decisões organizacionais ficam ao capricho do acaso e de escolhas de última