O Botic Rio
Setor escolhido: Perfumaria e Cosméticos
Empresa: O Boticário
Analise do ambiente:
Tendência do setor – Ambiente Futuro
É evidente que o mercado está cada vez mais esclarecido e exigente, demandando evolução constante dos produtos e serviços oferecidos pela indústria de HPPC e que o espaço disponível para inovação no mercado doméstico é extenso.
Segundo a ABDI, para a área da estética, de modo geral, existe a tendência ao desenvolvimento de produtos cosméticos para a saúde e bem estar do indivíduo, gerando qualidade de vida. Estes conceitos estão relacionados, também, com a manutenção do aspecto jovem com a evolução da idade.
É esperado que os consumidores estejam cada vez mais conscientes com o próprio corpo e com o que ocorre ao seu redor, passando a ter maior aceitação os produtos que não agridam o ambiente e que são social e eticamente corretos.
Dentre os nichos específicos em que os produtos cosméticos poderão se desenvolver , têm-se aqueles destinados às diferentes faixas etárias (adolescente e idade avançada) para os segmentos pele e cabelo, uso masculino (pele e cabelo), styling para pessoas com pouco volume dos cabelos, étnicos (pele negra, hispânica e outras) para pele e cabelo.
Empresa – O Boticário
A história do Boticário começou com Miguel Krigsner quando ele ainda estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e surgiu a dúvida sobre qual direção ele deveria seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos. Naquela época um curso de farmácia de manipulação despertou nele o espírito empreendedor, e portanto, juntou-se a três sócios e em 1977 abriu a botica da Saldanha Marinho em Curitiba. E foi assim, a partir de uma pequena farmácia que se construiu a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo.
Os Aspectos Culturais da empresa envolvem:
Missão: Beleza é o que a gente faz, este é o posicionamento que traduz a essência, personalidade e valores