RELATÓRIO FUNDAMENTOS DA TEORIA ATÔMICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FSC 5151 - LABORATÓRIO DE FÍSICA MODERNA
FUNDAMENTOS DA TEORIA ATÔMICA
CAROLINE MACHADO
PRISCILA STIEVEM
TÂNIA ALINE VARELA
01/04/2015
INTRODUÇÃO:
O relatório consiste em duas partes basicamente, na primeira parte fazemos a dissociação de através de dois eletrodos inertes em uma solução com água e ácido sulfúrico. E a segunda parte, consiste na eletrodeposição de cobre de uma peça deste material para outra de mesmo material. Dessas duas etapas conseguimos obter diversas informações e propor diversas discussões a respeito da teoria atômica. Iremos determinar a constante de Faraday e o nº de Avogadro, medir os equivalentes eletroquímicos do oxigênio, do hidrogênio e do cobre, avaliar a massa molecular do hidrogênio e do oxigênio e avaliar a massa atômica e o raio atômico do cobre. FUNDAMENTOS DA TEORIA ATÔMICA:
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
PRIMEIRA PARTE - Tubo de Hoffmann
Tubo de Hoffmann;
Fonte de tensão;
Cronômetro;
Termômetro.
SEGUNDA PARTE :
Placas de cobre;
Solução de ácido sulfúrico;
Cuba eletrolítica;
Cronômetro;
Fonte de tensão;
Reostato;
Balança;
Amperimetro.
PROCEDIMENTOS:
PRIMEIRA PARTE - Tubo de Hoffmann
Inicialmente, fizemos as conexões elétricas e chamamos o professor para verificar. Em seguida, ligamos a fonte de tensão, ajustamos a corrente pelo controle de tensão a um valor da ordem de 50 mA e aguardamos cerca de 40 minutos. Passado o tempo sugerido,desligamos a fonte e o cronômetro, e anotamos os dados na tabela 1.
SEGUNDA PARTE - Cuba eletrolítica
Pesamos as placas de cobre, montamos o circuito conforme o esquema e mergulhamos as duas placas na solução de sulfato de cobre. Com o seletor de tensão da fonte no mínimo, o de corrente no máximo e o reostato na resistência máxima, chamamos o professor para inspecionar. Posteriormente, ligamos a fonte de tensão e o cronômetro simultaneamente, ajustamos a tensão para aproximadamente 18,94 V e