Reflexao sobre a sociedade
1- Muito interessante ver que existem pessoas que reconhecem quais são suas dificuldades e lutam para superar seus limites e se adaptar da melhor forma possível ao ambiente em que vive.
2- Porque digo que são interessantes as pessoas que reconhecem suas dificuldades? Pelo fato de que nenhum ser humano é completamente perfeito ou sabe de tudo. Pelo contrario, o que mais existem na vida são limitações e estas, por sua vez, se encontra das mais variadas formas.
É muito triste perceber que ainda vivemos em um mundo completamente individualista e preconceituoso. O que vejo no mundo de hoje, é a necessidade das pessoas aprenderem a respeitar uma as outras, com seus defeitos, qualidades, limitações e inteligências. O ser humano de certa forma, ainda não consegue entender que quanto mais achamos que sabemos de tudo, iremos morrer sem saber de nada.
A vida é feita em conjunto, e por mais que se tente viver isoladamente, sempre estaremos dependendo de algo ou alguém. E nesse mundo complexo que vivemos, existem sim pessoas que necessitam de mais atenção e cuidado, mas isso não quer dizer que elas venham a ser menos inteligentes que o resto da população, pelo contrario, quantas dessas pessoas que tem alguma dificuldade especial, são tão bem desenvolvidas e acabam tendo facilidades em outras áreas, matérias ou assuntos específicos.
Recentemente, esse assunto foi muito bem tratado em uma serie do Programa Fantástico (Autismo Universo Particular), que mostrou as particularidades de quem tem autismo, suas dificuldades, mas principalmente o quanto essas pessoas são inteligentes. Uma vez tendo os cuidados necessários, podem ser grandes profissionais como qualquer outro ser humano.
Muito ainda tem que ser feito para que pessoas com algum tipo de limitação seja inserida em sociedade sem preconceito. A participação do governo é indispensável para que essa mudança ocorra, pois infelizmente não temos incentivo e nem quantidades