Expectativas frustradas - uma reflexão sobre a realidade contraditória da sociedade brasileira.
O vídeo “BMW Vermelho” (2000), de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro, narra a história de uma família humilde que é surpreendida pela chegada de um presente desejado por muitos, mas que acabou se tornando um verdadeiro “presente de grego”: um carro luxuoso, "novinho em folha", que não pode ser vendido nem repassado por dois anos. Para piorar a situação, nenhum membro da família premiada sabe dirigir e muito menos dispõe de renda suficiente para manter o carro, que acaba sendo usado de todas as formas, menos a de automóvel.
O curta-metragem retrata de forma inteligente a realidade e a ingenuidade do consumidor brasileiro das classes menos favorecidas, que excluídas socialmente, ficam a mercê de sua própria sorte e de autoridades, muitas vezes aproveitadoras.
Podemos interligar a mensagem passada pelo vídeo com uma realidade triste, mas que ocasionalmente acontece em nosso país: o mau uso dos recursos tecnológicos destinados à educação, que por falta de uso ou utilização de forma incorreta, acabam fadados ao sucateamento, assim como ocorreu com o BMW Vermelho.
Não muito raro, vemos noticiados nos jornais verdadeiros descasos com a educação pública. Equipamentos eletrônicos que em tese deveriam ser utilizados para inclusão digital de alunos e professores acabam por ficar esquecidos, ignorados ainda nas caixas, deixando de terem seu real uso efetivado, ou por falta de estrutura, falta de capacitação humana ou por mero descaso.
UM MUNDO ESQUECIDO NAS CAIXAS
Sabemos que um país que quer se desenvolver não pode medir esforços no quesito educação. E num mundo cada vez mais globalizado, onde a tecnologia avança a cada dia, torna-se indispensável seu uso para aperfeiçoar e expandir os conhecimentos de alunos e professores no âmbito escolar.
Aqui na Paraíba, apesar de existirem grandes esforços por parte de professores e profissionais ligados à educação para garantirem um bom ensino aos alunos, anda falta muito para atingirmos o nível ideal que se espera da