A INFANCIA NA ESCOLA E NA VID1
2291 palavras
10 páginas
A INFANCIA NA ESCOLA E NA VIDAUma analise realizada ao longo do tempo da historia humana percebemos que o conceito único de infância, foi desmistificado, fato é que existem diversidade de infância, visto que são vários aspectos sociais, culturais, políticos e principalmente econômicos envolvendo essa tão importante fase da vida e que o levaram a inúmeras pesquisas e adequações. Diante de tal realidade, se faz necessário desconstruir padrões arcaicos relativos a concepções de infância. Com essa nova visão, passou-se a vigorar o conceito de criança pelos mais diversos meios legais.
Necessário lembrar que no Brasil essa busca pela democratização obrigatória das instituições escolares é muito recente e, portanto imatura, já que permanece inacessível a inúmeras crianças nos mais diversos lugares, necessitando ser assegurada de forma total e irrestrita. Embora muito se fale em universalização de atendimento, com esse percurso feito, muito ainda terá que realizar para tornar prioridade na vida de todos: crianças, jovens e todos de maneira completa.
Um dos pontos predominantes em nosso país que contribuem para que haja infância e classes distintas, são as desigualdades sociais ou seja, o poder aquisitiva dos indivíduos, sendo assim as condições de cada criança varia bastante e não condiz com o conceito institucional de igualdade deixando de ser homologado e homogeneizado o direito da criança. Nesse recente passado o brincar era dissociado do aprender, ou seja, havia um abismo entre ambos, sendo lentamente substituído por brincadeiras com a finalidade de distrair, animar e alegrar, sempre separado do aprender- prática ainda existente em muitas instituições escolares. Constatado pela afirmação feita por Del Priori: que tanto a criança quanto o adulto viveu às sombras de uma sociedade escravista que durou quatro séculos.
No que se refere ao ensino infantil no contexto da lei é assunto de importância maior no nosso pais, é o que reza os organismos documentados