fiosofia
APRECIDA DE GOI€NIA_____DE__________2010
ALUNO (A):____________________N•___TURMA_____
PROFESSOR: Eduardo Filemon Bernard II
INTRODUÇÃO:
TODO CIENTISTA NECESSITA DE UMA FILOSOFIA SE
QUISER DEIXAR DE SER APENAS UM DESCOBRIDOR
PARA SER UM GERADOR DE IDÉIAS.
03 hoje observado com precisão matemática nos satélites GPS, tão fundamentais para a navegação aérea e marítima e que sem as teorias de Einstein não funcionariam.
http://filemonbernard.blogspot.com
Assim, ao questionar a verdadeira essência daquilo que chamamos de tempo e espaço, e em particular como o mundo nos pareceria caso pudéssemos andar junto a um raio de luz, Einstein provocou uma das maiores revoluções científicas do século passado. Na Teoria da Relatividade Especial de Einstein, a luz tem um papel de primeira grandeza - sua velocidade é uma constante universal e nada pode andar mais rápido do que ela.
É justamente em função desta constância que surge a relatividade do tempo.
Gödel, que conheciam profundamente estas idéias
O mundo externo é, deste modo, uma representação subjetiva das coisas em si no nosso cérebro. Esta representação empírica que nosso cérebro forma a partir de todos estes elementos é o que Kant chama de "sensações". Einstein e Gödel, que conheciam profundamente estas idéias, sabiam também que mais do que o espaço, era a questão do tempo que fascinava os físicos, em particular seu caráter dinâmico: podemos parar num ponto do espaço, mas não podemos parar o tempo!
Quando Einstein criou sua teoria da Relatividade Especial, em 1905, o mundo das ciências se assombrou, pois diferentemente de Newton,
Einstein mostrara que o tempo dependia do observador. Dois eventos que, para mim, ocorrem simultaneamente, podem ocorrer em tempos diferentes para alguém que se encontre em movimento em relação a mim.
O tempo não é mais absoluto, agora ele é relativo. Onze anos mais tarde, quando criou sua
Teoria Geral da