Dinamicas de Redes Sociais no orkut e capital social
Raquel da Cunha Recuero(UCPEL/UFRGS)2
Resumo: O presente artigo busca sistematizar um estudo exploratório sobre as dinâmicas sociais observadas no Orkut, relacionando-as com o capital social percebido pelos usuários no sistema. A partir disso, procura discutir como a interação mediada pelo computador impacta este capital social e gera esses comportamentos coletivos.
Palavras-Chaves: orkut, capital social, dinâmica social.
1. Introdução
Nos últimos anos, a metáfora da rede tem sido observada com atenção renovada, especialmente no que tange à sua aplicação aos sistemas complexos. Uma grande parcela destes estudos dedica-se a tentar compreender as características e propriedades dessas redes, a partir do estudo de suas partes em interação (Barabási, 2003; Buchanan, 2002). Vários estudiosos passaram a aplicar a metáfora para os agrupamentos sociais (Watts, 1999 e 2003;
Adamic e Adar, 2004; Newman, 2004; Wellman, 2001 e 2003) e, a partir dessa visão, compreender como as estruturas sociais emergiam. Este trabalho vem ao encontro dessas abordagens. O conceito de dinâmica social refere-se, neste trabalho, às reações e ações de um determinado coletivo (sociedade) para regular-se, diante das influências do ambiente, dentro de uma perspectiva sistêmica. Neste sentido, Watzlavick, Beavin e Jackson (2000), explicitaram que as relações entre as interações sociais formam “padrões que comunicação” que permitem ao sistema social (ou rede) adaptar-se e gerar comportamentos. A esse comportamento coletivo, que é gerado pelos diversos indivíduos em uma mesma rede social, e que impacta e é impactado pelo sistema social, chamaremos dinâmica. Este trabalho procura mostrar que, a partir da observação desses comportamentos, é possível sistematizá-los e inferir o impacto dos sistemas de interação mediada por computador nos grupos sociais e nas interações entre as pessoas.
1
O presente trabalho foi com o