Fichamento de Redes Sociais na Internet - Raquel Recuero
Aluno (a): Turma:
Data: Grau:
FICHAMENTO 1
LIVRO:
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet /Raquel Recuero. – Porto Alegre: Sulina, 2009.
CAPÍTULO 1 – Os Elementos das Redes Sociais na Internet
“Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (Wasserman e Faust, 1994; Degenne e Forse, 1999). Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.” (p.24)
“Os atores são o primeiro elemento da rede social, representados pelos nós (ou nodos). Trata-se das pessoas envolvidas na rede que se analisa. Como partes do sistema, os atores atuam de forma a moldar as estruturas sociais, através da interação e da constituição de laços sociais.” (p.25)
“Um ator, assim, pode ser representado por um weblog, por um fotolog, por um twitter ou mesmo por um perfil no Orkut.” (p.25)
“É preciso ser “visto” para existir no ciberespaço. É preciso constituir-se parte dessa sociedade em rede, apropriando-se do ciberespaço e constituindo um “eu” ali (Efimova, 2005). Talvez, mais do que ser visto, essa visibilidade seja um imperativo para a sociabilidade mediada pelo computador.” (p.27)
“Portanto, através da observação das formas de identificações dos usuários na Internet, é possível perceber os atores e observar as interações e conexões entre eles. Assim, todo o tipo de representação de pessoas pode ser tomado como um nó da rede social: weblogs, perfis no Orkut, fotologs, nicknames, etc.” (p.28)
“Assim, perfis do Orkut, weblog, fotologs, etc. são pistas de um “eu” que poderá ser percebido pelos demais. São construções plurais de um sujeito, representando múltiplas facetas de sua identidade.” (p.30)
“Em termos gerais, as conexões em uma rede social são constituídas dos laços sociais, que, por sua vez,