Construção de esfera pública
Carolina Lima Silva PEREIRA1
Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo
Este artigo tem o objetivo de sistematizar os artigos acadêmicos publicados nos anais da Intercom e da Abciber entre os anos de 2008 e de 2012 que abordaram a apropriação que diversos atores sociais como cidadãos, políticos, movimentos sociais/culturais, entre outros, fizeram das novas tecnologias de informação e comunicação para a construção de uma esfera pública de discussão no ciberespaço. Foi realizado um levantamento de todos os papers apresentados nos congressos ligados a essas instituições, com a justificativa de realizar uma revisão capaz de dimensionar o “estado da arte” dos estudos específicos sobre as complexas relações entre a internet e esfera pública.
Palavras-chave: esfera pública; internet; política; redes sociais.
1. Introdução
O presente artigo tem o intuito de mapear estudos que revelaram uma correlação com a temática esfera pública e ciberespaço nos trabalhos apresentados nos últimos cinco anos em duas sociedades científicas brasileiras, a Intercom e a Abciber. O propósito é mapear o “estado da arte” referente ao tema de nossa pesquisa, que será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Nossa dissertação focará na análise de como as redes sociais podem estar se configurando em um espaço de discussão pública na contemporaneidade, em especial o Facebook.
Na Sociedade da Informação, da qual fazemos parte, torna-se essencial investigar o papel que essas novas mídias têm assumido na reconfiguração das esferas de participação política na sociedade, uma vez que, diferente dos meios massivos que praticam uma comunicação nos moldes tradicionais e de maneira verticalizada, a comunicação mediada pelo computador insere-se em um novo modelo, marcado pela horizontalidade e