fiosofia
O conceito de Dialética tomou parte nas preocupações filosóficas de pensadores, como Hegel, Engels e Marx.
Sobre o conceito de dialética em Hegel, é CORRETO afirmar que se trata da: A) ciência das leis gerais do movimento, tanto do mundo externo como do pensamento humano. B) marcha do pensamento que procede por contradição, passando por três fases - tese, antítese e síntese -, reproduzindo o próprio movimento do Ser absoluto ou Ideia. C) sistematização do chamado materialismo histórico. D) organização política e econômica que torna comuns os bens de produção. E) situação do filósofo cujo pensamento supõe comprometimento com a situação social e política vivida.
Questão (2)
Leia o texto e responda à pergunta a seguir.
Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia. Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a filosofia. Sem dúvida, esses fatores foram importantes e não podem ser desconsiderados e minimizados, mas não foram os principais. (CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia - dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35).
A principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é: (A) política: o nascimento, simultâneo a ela, da Cidade-Estado, isto é, da polis, pois, com esta, desaparece a figura que foi a do antecessor do filósofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o adivinho e o rei-da-justiça). (B) ética: na Grécia arcaica a palavra verdadeira ou alétheia nasce simultaneamente à filosofia, pois é esta palavra eficaz que dá origem ao logos em