Referencial teórico setor de bebidas
_ Falar sobre estruturas de mercado, conceito de concorrência, etc.
Economia
A palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei), o que seria “administração da casa”, “regras da casa”.
Economia é também a ciência social que objetiva atender às necessidades humanas . Pra isso ela estuda a atividade econômica, através da aplicação da teoria econômica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática. É, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidade humanas (VASCONCELLOS, 2009, p. 3).
Pelo fato dos seres humanos terem necessidades ilimitadas, mas os recursos disponíveis para atendê-los serem restritos, surge a questão da escassez, o objeto de estudo da ciência econômica que estuda em como economizar esses recursos.
Se não houvesses escassez de recursos, ou seja, se todos os bens fossem abundantes (bens livres), não haveria necessidade de estudarmos questões como inflação, crescimento econômico, déficit no balanço de pagamentos, desemprego, concentração de renda, etc. Esses problemas provavelmente não existiriam (e obviamente nem a necessidade de se estudar Economia) (VASCONCELLOS, 2009, p. 3).
Microeconomia
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.
Vasconcellos esclarece-nos, de forma simples, que a microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as