Economia II
Disciplina: Economia
Professor(a): Silvana M. C.
Curso: Administração
Gresielle Fernanda Assunção Paiva
Marina Marques Souza de Siqueira
MERCADO FINACEIRO PREVÊ INFLAÇÃO DE 8,29% PARA 2015
Justificativa: A matéria fala da inflação no mercado financeiro da medida elo índice nacional de preços ao consumidor. Relatando a projeção para o IPCA, do ponto percentual em comparação a taxa de 8,29%, fazendo a macro afetar a micro.
Análise: A inflação medida pelo índice nacional de preços ao consumidor Amplo (IPCA) deve terminas 2015 em 8,29%, analista e investidores do mercado financeiro avaliaram.
A estimativa está no boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgadas pelo banco central. A projeção para o OPCA variou 0,03 ponto porcentual em comparação a taxa de 8,26% da semana anterior para os preços administrados que são regulados pelo governo, como o da gasolina e energia elétrica é previsto alta de 13,2%, acima da projeção de 13,6% da semana anterior.
Para 2016, analista reduziram a previsão do IPCA de 5,6% para 5,51%.
Referencial teórico: A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.
Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. (http://economiametodista.blogspot.com.br/2009/03/macroeconomia-e-microeconomia.html)
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/mercado-financeiro-prev%C3%AA-infla%C3%A7%C3%A3o-de-8-29-para-2015-1.1037046, 11 de Maio de 2015
PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CAI EM 5 DE 14 LOCAIS EM MARÇO, DIZ IBGE
Justificativa: Essa matéria mostra como a microeconomia afeta a macroeconomia. A queda de produção industrial em 5 locais do Brasil, trouxe uma queda de veiculo a na aérea da informática,