Economia ii
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
-----------------------
Então, para começar a definir, podemos dizer que, a carga tributária é a quantidade de tributos, ou seja: impostos, taxas e contribuições. Que no Brasil, são divididas em três esferas (federal, estadual e municipal). Estes tributos incidem diretamente sobre a economia do país, composta por pessoas, empresas e os governos nos seus três níveis.
Atualmente o sistema tributário brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. Especialistas da área consideram essa quantidade um exagero, o que contribui para a complexidade das normas que regulamentam os tributos. Isso faz com que empresas, principalmente as de grande porte, tenham departamentos específicos para cuidar exclusivamente da administração tributária.
A arrecadação realizada por este sistema destina alguns recursos à saúde, à educação, a programas de transferência de renda e de estímulo à cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Família. E parte deles vai para geração de empregos e inclusão social, como também são realizadas o plano de reforma agrária; crédito rural para a expansão da agricultura familiar; plano de construção de habitação popular; saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades; construção e recuperação de estradas;investimentos em infraestrutura; construção de portos, aeroportos; incentivos para a produção agrícola e industrial; segurança pública; estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia; cultura e esporte, e defesa do meio ambiente.
Entre tantas definições sobre sistema tributário...
[pic]
Trabalho de Economia II
Introdução
Com a intenção de definir o sistema tributário no Brasil e suas conseqüências para a sociedade e fazer um comparativo com os EUA e o Canadá, principais países do Nafta (bloco econômico norte-americano), destacaremos algumas informações relevantes, através de dados atualizados, e abordaremos diversos aspectos, dentre os