Economia II
1 - Na contabilidade social procuramos definir e medir os principais agregados a partir de valores já realizados e efetivados.
Na macroeconomia, procuramos antecipar ou prever o que pode ocorrer, e trabalhamos com valores teóricos, previstos, planejados. 2 - Segundo o livro Fundamentos de Economia (Marco Antônio Vasconcelos e Manuel E. Garcia), a oferta agregada potencial refere-se à produção máxima da economia, quando os fatores de produção estão plenamente empregados (toda a população economicamente ativa esta empregada, não há capacidade ociosa, a tecnologia disponível esta sendo plenamente utilizada).
A oferta agregada efetiva refere-se à produção que esta sendo efetivamente colocada no mercado, o que pode ocorrer sem que os fatores de produção estejam sendo plenamente empregados. Ou seja, a produção pode atender a demanda desejada pelo mercado, mesmo apresentando capacidade ociosa, desemprego de mão-de-obra, etc. Evidentemente, a oferta agregada efetiva será igual a potencial, quando os recursos estiverem plenamente empregados.
3 - Demanda agregada:
A demanda agregada é o somatório das despesas da sociedade com bens e serviços, na forma de consumo privado (c); investimento (i); despesas governamentais (g) e exportações (x). Para obter-se a renda nacional será necessário subtrair das exportações as importações do país.
Assim a demanda agregada é: Da = c + i + g + (x – m)
4. O governo pode também aumentar a demanda agregada e manter o orçamento publico equilibrado. Mostra-se, através do chamado teorema do orçamento equilibrado, que, numa situação de desemprego, se os gastos públicos forem elevados no mesmo montante da arrecadação fiscal, a renda nacional aumentara nesse mesmo montante. Isso ocorre devido a diferença exercida pelos gastos públicos e pelos impostos sobre a demanda agregada.
A demanda agregada representa o gasto total (PIB real) da economia à nível de preços. 5) princípios básicos das contas nacionais: