arquivo
Corumbá,Ms;2012-09-01
Profº: Josiane
Alunas : Thierri Raira e Hayana Fardim.
Trabalho de Geografia
Introdução
O término da Guerra Fria acarretou enormes mudanças no âmbito do relacionamento internacional, que se conjugaram com as profundas modificações que já vinham sendo geradas pela chamada Terceira Revolução Industrial. Em grande parte como decorrência dessas metamorfoses, acelerou-se e ampliou-se o processo de transformação das relações econômicas mundiais, popularmente identificado como Globalização. Consequentemente, surgiu a necessidade da revisão de muitas concepções que, por mais de meio século, haviam pautado as estruturas e o funcionamento dos Estados e Nações, tanto interna como externamente.
A Reconstrução da Industrial Pós Guerra Fria.
A Guerra Fria foi marcada pela bipolarização de poder entre Estados Unidos e União Soviética, que competiam para conseguir zonas de influencia. Começaram a corrida armamentista, um querendo superar o outro em força militar. Portanto a paz era impossível de ocorrer, mas também a guerra não aconteceu. Isto porque cada país tinha um grande poder destrutivo, e se ocorresse uma guerra, era certo que esta guerra não teria vencedores, haveria uma mútua destruição. O mundo ficou divido em blocos geopolíticos e ideológicos. De um lado o bloco ocidental, e do outro, o bloco oriental. O bloco ocidental designou os países capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos. O bloco oriental designava os países socialistas, junto com a União Soviética.
Na última década da Guerra Fria, embora por motivações diferentes, no Brasil e nos países mais avançados do chamado “mundo ocidental”, a noção de Defesa Nacional foi se sobrepondo à de Segurança Nacional. As pressões, internas e exógenas, para que, no Brasil, fossem abolidos os Ministérios das forças