RELAT RIO DE PESQUISA Viol Ncia Dom Stica
Violência Doméstica Contra a Mulher
Porto Velho, março de 2015
As Nações Unidas definem violência contra a mulher como:
"Qualquer ato de violência baseado na diferença de gênero, que resulte em sofrimentos e danos físicos, sexuais e psicológicos da mulher; inclusive ameaças de tais atos, coerção e privação da liberdade seja na vida pública ou privada".
(Conselho Social e Econômico, Nações Unidas, 1992).
RELATÓRIO DE PESQUISA
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
APRESENTAÇÃO
Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquela praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como local acolhedor e de conforto passa a ser, nestes casos, um ambiente de perigo contínuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes. Envolta no emaranhado de emoções e relações afetivas, a violência doméstica contra a mulher se mantém, até hoje, como uma sombra em nossa sociedade.
Em busca de novas informações sobre este tema, a presente pesquisa inova ao se voltar exclusivamente para o ambiente doméstico, ao tratar da violência contra a mulher. Dentre seus principais objetivos, pode-se destacar o papel das legislações específicas sobre o assunto e a importância da discussão deste pelo Parlamento brasileiro, em especial o Senado Federal. Procurou-se identificar também qual a percepção das entrevistadas sobre a discriminação feminina na sociedade e a tipificação da violência doméstica cometida contra as mulheres.
METODOLOGIA
A pesquisa foi formada por 03 mulheres com idade entre 20 ano e 35 anos que vieram para uma consulta no hospital, com queixas de agressão cometida por seu companheiro ou integrante do seio familiar. AMOSTRA E CONFIABILIDADE
Após serem atendidas pelo médico de plantão, essas pacientes foram encaminhadas ao serviço social, onde foram implementadas meios de orientá-las qual seria sua atitude dali em diante
INSTRUMENTO