Trabalho Ind
GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
JÉSSICA GONTIJO CRUZ
Resenha do artigo, Bruxas: figuras de poder.
BETIM
2014
JÉSSICA GONTIJO CRUZ
Resenha do artigo, Bruxas: figuras de poder.
Trabalho apresentado ao Curso GRADUAÇÃO EM HISTÒRIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina HISÓRIA MODERNA, POVO, CULTURA E RELIGIÃO, HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL, CULTURA E SOCIEDADE NA MODERNIDADE, SEMINÁRIO DA PRÁTICA IV.
Prof (s): FABIANE TAÍS MUZARDO, WILSON SANCHES, GLEITON LUIZ DE LIMA, FABIANE LUIZA MENEZES SANTOS, BERNADETE DE LOURDES STREISKY STRANG.
BETIM
2015
Resenha do artigo, Bruxas: figuras de poder.
A Idade Média foi marcada por diversos acontecimentos simbólicos regidos pela Igreja Católica. Podemos analisar por meio das diversas pesquisas que a imagem da Bruxa não foi algo criado insignificativamente naquela época. A Igreja Católica estava sendo bombardeada de outras religiões, apesar dela ser a extração de um emaranhado de diversas outras religiões. O fato é que com as diversas invasões, os povos viam com suas bagagens de cultura e crenças acabando por influenciar os cristãos.
O advento da Bruxa foi uma cartada inteligente e muito trágica. Várias mulheres e homens foram mortos e torturados das mais diversas formas incomuns e doentias, para confessarem que eram Bruxos e que possuíam pacto com o demônio. Vilão este que a partir dai passa a ser introduzido no contexto religioso católico como inimigo, e não mais como uma criatura divina, e desse fato a vida cristã passou a ser explicada como uma batalha constante contra as forças da escuridão. Então qualquer coisa para fortalecer a coesão de um povo poderia se beneficiar da noção de que existe uma ampla conspiração contraria. Assim criar maior espirito de luta junto à população, definindo quem era verdadeiramente cristão e consequentemente, quem não era.
Muito se fez, pensou e especulou sobre a