craze
As tintas desenvolvidas para os processos de impressão flexográfico e rotográfico normalmente contêm resinas e solventes hidrocarbônicos polares que formaram os vernizes de baixa viscosidade, sendo classificados como tintas líquidas.
COMPONENTES:
Resina: Polímeros de médio ou alto peso molecular, geralmente apresentando estrutura de considerável complexidade, forma amorfa e, na grande maioria dos casos, com composição inteiramente orgânica. As resinas são solubilizadas em solventes aromáticos ou alifáticos (de cadeia aberta), formando o veículo da tinta. O veículo tem as funções de envolver as partículas de pigmentos de tal maneira que formem um conjunto homogêneo, permitindo o seu transporte desde o tinteiro até a superfície do substrato de impressão, no qual formará uma película plana e uniforme devido à ação filmogênea das resinas.
Pigmentos: Partículas cristalinas coloridas, orgânicas ou inorgânicas, que normalmente são insolúveis, não sendo afetadas física e quimicamente pelo veículo ou pelo substrato nos quais são aplicadas. Entre suas propriedades podemos destacar força tintorial, opacidade, brilho, resistência física e química. São divididas em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes
(cargas), que conferem certas propriedades como diminuição de brilho e maior consistência.
Aditivos: Produtos que são adicionados à tinta para transmitir algumas características especiais, necessárias à sua aplicação. Ceras, dispersantes, plastificantes, biocidas e anti-espumantes são exemplos de alguns dos aditivos mais utilizados.
Solventes: Geralmente utilizam-se hidrocarbonetos aromáticos ou alifáticos, de baixo ponto de ebulição, para a solubilização das resinas e acerto da viscosidade das tintas.