Upcycling – reutilização de roupas usadas
INTRODUÇÃO
Os temas meio ambiente e preservação ambiental nunca estiveram tão em voga como na atualidade. Especialistas alertam sobre os danos à natureza e a necessidade urgente de preservação. A verdade é que as relações do homem com a natureza nunca foram tão desarmônicas como hoje. A preocupação é mundial, muitos são os esforços no sentido de poupar energia, economizar água e reciclar o lixo. Com relação aos bens de consumo também se observa uma preocupação do consumidor em adquirir produtos que obedeçam a critérios de sustentabilidade.
A sustentabilidade é uma ideia que norteia o desenvolvimento de produtos de qualquer natureza, até mesmo produtos de moda. Parece paradoxal falar em moda e sustentabilidade, visto que o ciclo de vida das peças de vestuário é muito curto, mas o que se tem visto por aí são muitos designers preocupados em desenvolver um produto que agrida minimamente o ambiente.
Novos desafios se revelam ao criador de moda que objetiva lançar um produto ambientalmente sustentável. Designers europeus e também alguns brasileiros já abraçaram esta ideia. Dentre essas iniciativas pode-se citar o trabalho de reaproveitamento de peças do vestuário, encontradas em brechós ou mesmo refugo de coleções passadas, para a concepção de novos produtos de moda com linguagem atual.
A reutilização é uma alternativa interessante, criativa e sustentável, por aumentar o tempo de vida útil além de estimular o consumo consciente.
Os produtos de moda são criados para serem utilizados por um prazo extremamente curto, portanto são descartados mesmo estando em ótimo estado de conservação. Esse desperdício tem forte impacto ambiental, econômico e social. Esse comportamento não é compatível com o conceito de sustentabilidade. Torna-se imprescindível adotar novos modelos de consumo e produção, com o desenvolvimento de produtos que contribuam para a redução de gastos e a diminuição do consumo.
O constante descarte de