Área de atuação do Engenheiro Químico
Prof. Msc. Leonardo Ribeiro Borges (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG andreiaguimaraes2013@hotmail.com; ellenponciano@gmail.com; mduraes96@gmail.com; rafaella-marcia@hotmail.com roneiavelar@hotmail.com; saradyaz@hotmail.com; tiago.henrique.95.abreu@hotmail.com;
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O engenheiro químico pode atuar em diversas áreas como pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, planejamento de soluções, na produção, transformando matérias primas em produtos, em construções, entre outras possibilidades. Pode atuar focado na área química ou na manutenção e construção de máquinas industriais (engenharia).
O mercado está em elevada expansão em virtude do crescimento econômico do Brasil e dos eventos esportivos que já estão em andamento no país. As universidades não deram conta de formar profissionais a tempo para cumprir a demanda. Segundo reportagem no jornal O Globo, Daher (2007), sobre o mercado "Encontra-se estável, sendo que as maiores oportunidades estão ligadas à segurança industrial e ao petróleo. Com o crescente rigor da legislação ambiental, há ofertas também em áreas referentes ao meio ambiente."
Este trabalho visa entender melhor sobre a área de atuação e o mercado de trabalho do engenheiro químico. E para isso será realizada uma pesquisa teórica e uma visita técnica em uma indústria de lubrificantes em Sete Lagoas/MG na região metropolitana de Belo Horizonte, procurando entrevistar um profissional atuante na área da engenharia química.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Como é a forma de atuação do engenheiro químico na área petroquímica
2.1 Contextualização do problema
Segundo reportagem do G1, Harnik (2007) “A indústria petroquímica e todas as indústrias relacionadas a ela ainda são as