Areas de atuação do engenheiro quimico
O engenheiro, dependendo de sua qualificação, pode atuar em diversas áreas. Em todas elas, o interesse e a facilidade em lidar com a Matemática é fundamental.
Ele pode trabalhar em pesquisa, buscando novos conhecimentos e técnicas; no desenvolvimento de tecnologias, empregando esses conhecimentos e técnicas; no desenho e planejamento de soluções; na produção, transformando matérias primas em produtos; na construção, concretizando os desenhos; na operação, mantendo e administrando as máquinas para otimizar a produtividade; em vendas, oferecendo serviços, ferramentas e produtos; e na administração, planificando, organizando, programando, dirigindo e controlando o desenvolvimento de projetos. A profissão atrai muitos jovens, por ser muito vasto e variado o campo de atuação e as modalidades de cursos. O engenheiro pode trabalhar em universidades, institutos de pesquisas tecnológicas, órgãos públicos, em empresas, no mercado financeiro, em consultorias, entre outros.
O mercado está em elevadíssima expansão, em virtude do crescimento econômico e dos eventos esportivos próximos. A previsão é de que as universidades não vão dar conta de formar profissionais suficientes para dar conta dessa demanda. Por isso, estrangeiros estão sendo atraídos para preencher essa lacuna e empresas como a Petrobras estão investindo na qualificação de pessoal, para garantir a mão de obra necessária num futuro próximo. São muitas as oportunidades para os profissionais bem preparados. Entre nessa!
Bioengenharia
Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial
Engenharia Ambiental e Urbana
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Energia
Engenharia de Gestão
Engenharia de Informação
Engenharia de Materiais
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Nanotecnológica
Engenharia Química
O que