referencial teorico comportamento do consumidor
Neste capítulo serão abordados os conceitos de marketing, serviços, compostos de marketing de serviços, varejo, comportamento do consumidor, os fatores que influenciam no comportamento do consumidor e o processo decisório de compra.
2.1 MARKETING A palavra marketing por estar tão presente em nosso cotidiano e de forma representativa, é um estudo importante e necessário na área da Administração. A falta de conhecimento sobre o assunto ainda é muito expressiva, pois muitas pessoas acreditam que o marketing significa somente propaganda ou vendas entre outras interpretações equivocadas, não percebendo que o mesmo, é de suma relevância na vida moderna. (LAS CASAS, 2009)
Por tratar-se de uma ferramenta de grande relevância no contexto mercadológico atual, torna-se necessário conhecer e definir o que na realidade é o marketing.
Para Kotler (2011), o marketing inicia-se com necessidades e desejos humanos. As pessoas necessitam de alimentação, vestuários, água, itens indispensáveis à sua sobrevivência. E também seus desejos de educação, lazer e outros serviços de sua preferência. Os profissionais do marketing despertam e influenciam os desejos. Essas necessidades já existiam, não foram criadas, mas despertadas através de produtos ou soluções de forma a atendê-las.
O marketing está por toda a parte. De forma que as pessoas e instituições envolvem-se em atividades, formais ou informais, que podem ser consideradas como marketing. Este ingrediente é cada vez mais indispensável para o sucesso das organizações. Sendo assim, é definido como um processo social e gerencial em que as pessoas obtêm o que necessitam através da criação, troca ou oferta de produtos com o objetivo de agregar valor e satisfazer seus desejos. (KOTLER; KELLER, 2006)
Já na definição de Gundlach apud Urdan e Urdan (2010), o marketing é uma atividade que opera por meio de instituições e processos para criar, comunicar e entregar valor, por meio de ofertas de mercado, aos