Resumo analise de comportamento
O artigo aqui resumido trata-se de uma pesquisa do segmento de supermercado da grande São Paulo e Ribeirão Preto. Passada a introdução sobre o tema, temos um simples, mas robusto referencial teórico que aborda os variados conceitos sobre o comportamento dos consumidores, sua imprevisibilidade, a razão e a forma de comprar. Segue com a apresentação das mudanças no mercado de varejo e em seguida aponta três segmentos crescentes; Idosos, Solteiros e Mulheres chefes de casa. Para tanto foi usado uma metodologia descritiva, com abordagem qualitativa. Seus dados foram medidos em análise que contou com três etapas, são elas; Pesquisa; analise descritiva; e analise tática. Vejamos brevemente o desdobramento mais explicito deste trabalho.
O autor introduz seu texto chamando a atenção para as mudanças ocorridas no ramo de supermercados e enaltece a necessidade de monitoração do comportamento do consumidor a fim de buscar compreender e minimizar os efeitos de sua imprevisibilidade. O referencial teórico exposto no artigo é a apresentação de diferentes definições (conceitos), formulados por vários autores sobres o comportamento do consumidor (quadro 1). Um ponto central a ser observado trata-se do processo de tomada de decisão, o momento da compra. É preciso entender as razões e compreender as formas pela qual os consumidores realizam suas compras. Acompanhando seu pensamento o autor chama a atenção para o monitoramento da mudança no comportamento e os novos segmentos que o varejo apresenta, assim expondo seu segundo quadro com as “mudanças nos consumidores do brasil de 2005”.
Deste segundo quadro é extraído os três segmentos pesquisados, os Idosos, Sozinhos e Mulheres chefes de família. Definido isso o autor explicita o método usado. O autor fez uso de metodologia descritiva, com abordagem qualitativa. Seus dados foram medidos em análise que