Resumo - Temas Clássicos da Psicologia sob a Otica da Análise do Comportamento -Sentimentos
Behaviorismo Radical – visão monista e fisicalista: tudo o que um organismo faz tem uma mesma origem (material e fisica)
Fazer, pensar e sentir dependem de condições ambientais específicas.
Sentimentos são evetos privados (só o sujeito tem acesso) – barreira da pele (Skinner): apenas o sujeito tem acesso a sensações corporais.
Eventos publicos ou privados diferem apenas quanto ao acesso
Sentimentos NAO são fenomenos mentais
Sentimentos NAO explicam comportamentos (Skinner)
> Skinner: explicação “interna” dos comportamentos obscurecem a origem dos comportamentos. Se não identifica-se a origem, não há possibilidade de alterá-lo – modifica-se as contigencias para melhorar o sentimento e a qualidade de vida do sujeito. Se o sentimento tivesse justificativa interna, não seria possivel alterá-lo.
> Porque costumam justificar o comportamento pelos sentimentos:
1. Sentimentos aparecem ao mesmo tempo que os comportamentos
2. Não identificar os eventos ambientais que causam os sentimentos (complexidade da situação; nao aprendemos a atentar para os estímulos – cultura atribui causalidade aos sentimentos)
Temos acesso parcial aos sentimentos por meio do relato verbal
Sentimentos são produtos de contingências >alterando o ambiente, altera-se o comportamento, alterando tambem seus sentimentos >são respostas eliciadas correlatas do nosso comportamento produzidos pelos mesmos eventos ambientais que provocam a resposta em publico (é um evento tanto publico quanto privado) >é apenas comportamento respondente – se nao é causador do comportamento, nao precisa ser manipulado para que mudanças comportamentais ocorram.
Fisiologia ajuda a entender os organismos estudando as reações corporais – todo comportamento é acompanhado por alterações organicas --> Dados da fisiologia são COMPLEMENTARES aos da psicologia --> Sentimento é: respostas fisiologicas eliciadas por eventos ambientais
-> como relatar sentimentos – acho