024252091937

3725 palavras 15 páginas
ATPS – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

DOURADOS – MATO GROSSO DO SUL
2014

ATPS – HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Relatório apresentado para fins de avaliação na disciplina história da psicologia, do Curso de Psicologia - sob a orientação do Prof. Roberto Padim

DOURADOS – MATO GROSSO DO SUL
2014

INTRODUÇÃO
Neste trabalho podemos adquirir alguns conhecimentos assim como em sala de aula, as diversas teorias e sistemas do pensamento psicológico em especial estruturalismo, funcionalismo e a sua importância na história da psicologia, relatamos também a importância da ciência, cultura e experiências do homem para o entendimento da consciência humana. A psicanalise, Behaviorismo e Gestalt tem semelhanças sendo um processo psicoterápico que busca entender o comportamento humano começando por uma análise onde tenta agrupar as diversas e contraditórias correntes de pensamento na psicologia.
Assim analisa os processos mentais sendo a filosofia do comportamento humano, por ser ramo da psicologia tem como objeto de estudo o homem.

1. O que foi o Estruturalismo?
O estruturalismo na psicologia é a ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Onde a mente seria a soma dos processos mentais. Já para Edward Titchener a psicológica compõe-se de elementos. O objetivo da psicologia é descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estrutura. Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos, para ele a consciência é a soma das experiências existentes em certo momento e a mente como a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo, segundo ele o objetivo legitimo da psicologia deveria ser descobrir os fatos estruturais da mente e estudá-los.

2. O que foi o Funcionalismo?
A psicologia funcional interessa-se pelo funcionamento da mente, os

Relacionados