PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
Elaborado pelo professor José Monteiro Filho
Ementa:
O estudo da psicologia da religião pretende investigar o fenômeno religioso a partir de sua motivação, sua percepção e seus efeitos na psique humana, tanto de indivíduos quanto de grupos específicos. Ao invés de tratar dos elementos sagrados a partir de sua sacralidade, ela irá estudar as funções psíquicas que tornam possíveis a consideração de algo como sagrado por parte de indivíduos ou grupos sociais. Distinguindo-se ainda das ciências sociais, a psicologia da religião investigará os fenômenos religiosos grupais a partir de suas condicionantes psicológicas e de seus efeitos sobre a psique dos respectivos indivíduos.
Professor: José Monteiro Filho
Graduação: Básico e Médio de Teologia – EETAD
Bacharel e Mestrado em Teologia – FAETEL
INTRODUÇÃO
A intenção deste estudo é discutir as relações entre psicologia e religião a respeito de práticas religiosas. Especificamente, serão discutidas as relações metodológicas entre – “a psicologia, a ciência ou o estudo do comportamento humano e religião”, na busca de significado relacionado ao Sagrado. O tema será desenvolvido em termos de um diálogo entre psicologia e religião ou, mais especificamente, práticas religiosas.
A primeira etapa deste diálogo aproximará o tema por meio de uma perspectiva nitidamente psicológica. Nesta seção será discutida a psicologia como uma disciplina e as relações metodológicas entre a psicologia, como ciência, e a filosofia. O segundo momento apresentará o diálogo em termos de questões teológicas e psicológicas a respeito da possibilidade da revelação como base de experiências religiosas e a natureza destas experiências. A terceira etapa apresentará algumas observações sobre o estado atual do estudo psicológico da religião ou das práticas religiosas. A razão destas três etapas, ou aproximações, é que a religião (ou as práticas religiosas), é um comportamento