poliamidas
Poliamidas naturais ;
Poliamidas sintéticas ;
Nylon 6.0 e 6.6 ( obtido pelo homem e pela natureza);
Poliamidas aromáticas . Mas através da modificação das estruturas químicas (comprimento das cadeias e organização química), muitas outras famílias de poliamidas são obtidas, tais como: Nylon 4.6; 6.10; 6.12 e 12.12.
5.Características gerais das poliamidas Dentre os plásticos de engenharia a poliamida 6.6 (PA 6.6) tem destaque importante nesse contexto, pois as suas características mecânicas, de resistências térmica e química a credenciam a ocupar um papel de destaque no desenvolvimento de novas aplicações. Entre os setores em expansão para essa classe de polímeros, pode-se destacar o automobilístico, o elétrico e o eletrônico onde a elevada resistência térmica, principalmente para peças e componentes que estejam em contato direto com fontes de calor e energia elétrica, são cada vez mais solicitadas.
As poliamidas se destacam ainda por sua resistência ao tempo, baixo coeficiente de atrito, altas temperaturas de fusão, boa resistência ao impacto e resistência à fadiga alta e massa específica baixa quando comparada aos metais.
Elas também possuem uma ótima resistência a solventes orgânicos exceto a alguns como o ácido fórmico, m-cresol, entre outros .
Pode-se dizer que , quanto mais cristalino o polímero, maior a sua rigidez mecânica e menor a sua tenacidade.
A interação entre o grau de cristalinidade e o teor de umidade do polímero é um fator crítico, visto que estes dois fatores apresentam efeitos opostos nas propriedades físicas, químicas e mecânicas da poliamida. De um lado, o aumento na cristalinidade significa propriedades de resistência superiores (tração, rigidez e fluência), alta dureza e resistência à abrasão, boa estabilidade dimensional (temperatura de termo-distorção superior, absorção de água menor e encolhimento pós-moldagem), propriedades elétricas e químicas boas.
Uma das