Poliamida
Introdução
As poliamidas não são polimerizadas a partir das mesmas substâncias, porém todas elas possuem o grupo funcional amida (CONH). Alguns desses polímeros são obtidos a partir de dois materiais base, cada um com o número de átomos de carbono correspondente ao número da poliamida. A PA 6.6 por exemplo, é chamada assim pelo fato do hexanodiamina e do ácido hexanodioico, suas matérias-primas, terem 6 átomos de carbono cada uma. Já a PA 6 é polimerizada a partir da caprolactama que possui 6 átomos de carbono.
Estrutura química das poliamidas
Os grupos amida polares (CONH) influenciam diretamente nas propriedades das poliamidas, quanto mais curta a distância entre esses grupos, melhores são suas propriedades mecânicas e térmicas. Porém, a resistência a absorção de água diminui devido ao maior número de pontes de hidrogênio. Os melhores exemplos disso são a PA 6 e PA 6.6 que são mais utilizadas na injeção de peças de engenharia e possuem altos valores de absorção de água quando comparadas às PA 6.10, 11 e 12.
As substâncias que dão origem ao tipo mais comum de Nylon ( O Nylon 66) são o ácido hexanodioico e a 1,6-hexanodiamina.
Reação de obtenção da Poliamida 66
Propriedades
Trata-se de um material resistente à abrasão e ao ataque químico. É forte e facilmente moldável. Apresenta baixo coeficiente de atrito e não propaga o fogo.
Aplicações
Usada em rolamentos sem lubrificação, engrenagem, pneumáticos, embalagens, fibras têxteis, fios de pesca, fabricação de tapetes, meias, cerdas de escovas, velcros e acessórios elétricos.
Características:
- Alta resistência à fadiga
- Boa resistência ao impacto
- Alta temperatura de fusão
- Baixo coeficiente de atrito
- Resistência às intempéries
- Ótimas propriedades mecânicas
- Alta fluídez
- Impermeáveis aos gases
- Baixa resistência a ácidos inorgânicos (nítrico, clorídrico, sulfúrico, etc.)
- Baixa resistência a álcoois aromáticos (álcool benzílico, fenóis, cresóis, etc.)
- Higroscópicas
Bibiografia