Psicologia da Religião
Curso de Teologia
Instituto Superior de Teologia Evangélico de Lubango – ISTEL
Prof. Marco Antonio de Castro Faleiro
Introdução da Matéria
1. O que é Psicologia da Religião
2. O fenômeno Religioso
3. Experiência Religiosa diferenciada em cada período da vida
4. As Experiências Religiosas
5. Saúde Mental diante da Experiência Religiosa
O que é Psicologia da Religião?
Estudiosos da psicologia da Religião: W. James G.W. Allport S. Freud C.G. Jung E. Fromm Orlo Strunk Jr. W.H. Clark Paul E. Johnson Karl R. Stolz
CONCEITOS:
Psicologia da Religião – Conceito: Conforme Merual Rosa (dois aspectos)
“Estudo do fenômeno religioso do ponto de vista psicológico.”
“É a aplicação dos princípios e métodos da psicologia ao estudo científico do comportamento religioso do homem, quer como indivíduo, quer como membro de uma comunidade religiosa.”
Orlo Strunk Jr. diz:
“O Ramo da psicologia geral que tenta compreender, controlar e predizer o comportamento humano – tanto profundamente pessoal como periférico – percebido pelo indivíduo como sendo religioso e susceptível a um ou mais dos métodos da ciência psicologica.” (Religion: A Psychological Interpretation – 1962 – pg. 20)
A Psicologia da Religião é um assunto muito explorado pelos estudiosos da psicologia, mas ainda não alcançou um o espaço científico próprio. Na teologia, este estudo é parte da Teologia Pastoral ou Prática.
A Psicologia da Religião tem sido mais estudada por Teólogos que Psicólogos. Normalmente os Psicólogos ou a psicologia é consultado, mas são os Teólogos que tem escrito sobre este tema. Os temas da Religião aparecem no meio dos estudos da psicologia.
A História da Psicologia da Religião
Origens: Filosofia e Teologia Filosófica Temas relacionados com a Antropologia Bíblica levaram a uma discussão da Psique e a Religião.
Pensamentos de