Reino Animal
Não obstante, em sua maioria, os seres que pertencem ao reino animal possuem capacidade de locomoção, sendo divididos em animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem vértebras; e os animais invertebrados, de modo que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal.
Características do Reino Animal
Eucariontes (células com núcleo celular) Heterótrofos (não produzem o próprio alimento) Aeróbicos: (respiração aeróbica com presença de oxigênio) Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados) Possuem tecidos e órgãos Pluricelulares (Multicelulares) Existência de tecidos: nervoso e muscular Presença de Celoma (cavidade embrionária)
Filos do Reino Animal
Dentre os animais vertebrados e invertebrados, o reino animal é subdividido em diversos filos, a saber: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, equinodermos moluscos, artrópodes, anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes.
Animais Vertebrados
Os animais vertebrados são pertencentes ao filo cordata, marcados pela presença da medula espinhal e coluna vertebral. São divididos em 5 categorias, a saber:
Anfíbios: Animais que passam por uma metamorfose corporal, uma vez que quando nascem possuem respiração branquial e quando crescem adquirem a respiração pulmonar, é o caso dos sapos, rãs e pererecas. Répteis: Possuem respiração pulmonar e corpo coberto de escamas ou carapaça e vivem na água ou na terra, por exemplo, tartaruga, jacarés, lagartos. Mamíferos: Corpo coberto de pelos e respiração pulmonar, as