CADERNO DE ATIVIDADE
Tema 01: Teoria Behaviorista ou Comportamentalista.
Para iniciar o processo de construção de conhecimentos dessa disciplina de Psicologia da Aprendizagem, você estudará a primeira parte do seu Livro-Texto em que os autores Nelson Piletti e Solange Marques Rossato apresentam o Behaviorismo, uma das primeiras teorias clássicas da Psicologia Científica do início do século XX.
Segundo Bock; Furtado; Teixeira (2008, p. 31), toda e qualquer produção humana […] têm por trás de si a contribuição de inúmeros homens, que num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram ideias, isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe história.
É com base na evolução da ciência psicológica que Piletti e Rossato (2011) trazem as considerações da Psicologia enquanto contribuições específicas do campo da aprendizagem.
Em seu Livro-Texto, você estudará aspectos relevantes aos processos de ensino e aprendizagem. Nesta obra, os autores destacam em cada uma das teorias da Psicologia da Aprendizagem os elementos vinculados especificamente ao trabalho escolar.
Partindo do contexto histórico, você estudará umas das primeiras correntes teóricas da Psicologia. É preciso saber que foi com a Psicologia Científica que a Psicologia assumiu o status de Ciência. Isso ocorreu à medida que se separou do campo da Filosofia do século XIX (preocupada em compreender a “alma” ou “essência” dos sujeitos) e definiu seu objeto de estudo (comportamento – psiquismo – consciência).
O que os psicólogos buscavam no início do século XX era algo consistente, que pudesse ser analisado por meio da observação e mensuração em diferentes indivíduos e condições distintas. A partir do momento que os pesquisadores passaram a formular, delimitar e mensurar um objeto de estudo, ou seja, aplicar rigor científico (ter métodos específicos em suas experimentações), esses fenômenos puderam ser