Organizações públicas que trabalhem com os princípios da teoria clássica e relações humanas
A base teórica e conceitual é imprescindível à prática administrativa, pois estamos vivendo uma era de mudanças, incertezas e perplexidade. A Era da informação está trazendo novos desafios para as organizações e, sobretudo para os gestores. A sociedade esta mais exigente quanto a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas organizações. Com isso, surge a necessidade de os gestores se fundamentarem em conceitos, teorias e valores que lhe permitam a orientação de seu comportamento, o qual influenciará poderosamente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob sua orientação.
A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias faz com que os gestores recorram aos Princípios Teóricos, como exemplo o Clássico e as Relações Humanas. Esta é uma disciplina orientadora do comportamento profissional para todos aqueles que lidam com administração/Gestão. Ela busca ensinar acima de tudo o que deve ser feito, o porquê. Além disso, procura ensinar o futuro gestor a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de inúmeros conceitos e ideias que traz como ferramentas de trabalho.
2. Teorias 3.1 Teoria Clássica A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargo.
A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização, a qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo.
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são