Economia
A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo em escopo e complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas.
Tal como a conhecemos hoje, elevado ao status de ciência, a Administração é o resultado da contribuição de inúmeros conceitos ambientais e históricos. A partir do século xx a Administração veio a passar por varias fases de desenvolvimento de notável inovação. Vindo sofrer muitas influencias, influencias que contribuíram para a inovação da Administração.
A organização Militar, contribuindo com alguns princípios que a teoria clássica iria mais adiante assimilar e incorporar. A revolução industrial veio produzir o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico de situações, problemas e variáveis, a partir do qual teria inicio a teoria clássica da administração. Desde tempos da antiguidade os filósofos influenciaram no modo de agir. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção.
Mas para que um Administrador possa executar eficazmente o processo Administrativo depende sobre tudo da personalidade e do modo de agir de cada um. Há pelo menos três habilidades necessárias em vários níveis da organização comercial ou industrial.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A invenção da máquina a vapor por James Watt, na Inglaterra, faz surgir uma nova concepção de trabalho que modifica toda a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, social e política. É a chamada Revolução Industrial, que pode ser dividida em duas épocas distintas:
1780 a 1860: 1ª Revolução Industrial ou do carvão e do ferro.
1860 a 1914: 2ª Revolução Industrial ou do aço e da eletricidade.
A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração (surgidas