Administração em fisioterapia
FUNDAMENTOS, TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
I. FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS
1. Conceito de Organização e Administração
A administração é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas, tendo como finalidade essencial à realização dos anseios e objetivos de uma organização, visando solucionar os problemas e atender suas necessidades. A palavra administração vem do latim ad, que significa direção e minister, subordinação ou obediência; isto é, uma atividade realizada por alguém sob o comando de outro.
Megginson et al. (1998) conceituam administração como sendo o trabalho através de recursos humanos, financeiros e materiais a fim de atingir objetivos organizacionais por meio do desempenho das funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Enquanto que para Maximiano (2006a, p. 6), a administração “[...] é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle”.
De acordo com o conceito acima, a administração é caracterizada de uma forma geral, sendo aplicado para todos os tipos de organizações, sejam de fins lucrativos, ou não. É através da administração que se torna possível o funcionamento das organizações, por necessitarem de diretrizes, ações estratégicas e instrumentos que permitam o controle dos resultados e desempenho pretendido. Desse modo, é correto afirmar que a função do administrador consiste em conseguir que as pessoas exerçam suas atividades, atendendo, ao mesmo tempo, as necessidades do cliente, organização, parceiros e público.
Uma organização trata-se da união de esforços individuais em prol de propósitos coletivos, tornando possível a realização de objetivos inalcançáveis a uma pessoa apenas. Elas se diferenciam quanto a: objetivos (indústria, comércio, serviços) setores (público, privado e terceiro setor) e