Oi, colega, você poderia me emprestar algumas d...
Quando ele completa nove anos, Oliver é transferido para o reformatório propriamente dito e começa a trabalhar. Tendo tirado a palha mais curta num sorteio entre seus colegas famintos, Oliver é encarregado de pedir mais mingau, a dieta diária do reformatório. Como resultado, ele é posto para fazer serviços externos: depois de escapar por um triz de ser empregado como limpador de chaminés, Oliver é colocado sob os cuidados do Sr. e da Sra. Sowerberry. Eles cuidam de um pequeno negócio com a ajuda do malcriado valentão Noah Claypole e sua vingativa criada, Charlotte. Quando Noah ofende sua mãe, Oliver o ataca. Como conseqüência do cruel castigo que ele sofre, Oliver foge.
Assim que chega a Londres, ele faz amizade com um rapaz caloroso e simpático chamado Jack Dawins, também conhecido como Trapaceiro Esperto. Ele leva Oliver para o imundo covil de ladrões de Fagin, um velho judeu magro e com aparência repelente. Fagin decide treinar o ingênuo Oliver como batedor de carteiras.
Tendo aprendido os truques necessários, Oliver é enviado com o Esperto e seu colega de bando Charley Bates para praticar seu novo ofício. Horrorizado ao vê-los roubando a carteira de um cavalheiro numa livraria, Oliver foge, mas é perseguido como se fosse o culpado e é levado diante de um juiz. No entanto, o cavalheiro, o Sr. Brownlow, testemunhara a fuga de Esperto e Charley. Assim, ele consegue libertar Oliver, o qual causa nele piedade suficiente para levá-lo para sua própria casa, onde a gentil governanta, a Sra.