analise de investimentos
ETAPA-1
Investir é um ato de grande importância para o mercado econômico mundial, tanto para as próprias organizações quanto para a sociedade em si, pois a economia cresce conforme o fluxo continuo de investimento. Grandes empresas por sua elevada movimentação em caixa e com investimentos variáveis têm uma preocupação maior em relação as suas aplicações, pois as altas taxas de juros no país podem significar uma considerável fonte de receita para as empresas, ou seja, pode vir a acarretar em um enorme prejuízo caso o administrador não esteja atento as mudanças do mercado de investimento. No mercado atual existem vários tipos de investimentos e são divididos basicamente em três categorias, são elas:
- Investimento público, que nada mais é que recurso disponibilizado pelo governo ou entidades publica, a fim de gerar bem estar social, seu principal objetivo é gerar retorno social como, escolas, hospitais, creches, etc.
- Investimento privado, são recursos disponibilizados por pessoa jurídica ou física, a fim de gerar retorno, ou seja, com estimativas de lucro aos investidores. Esses investimentos são maiores geradores de empregos e tributos de quaisquer países, uns bons exemplos de investimento privado são fabricas e empresas de prestação de serviços.
- Investimento misto, são investimentos mantidos tanto pelo governo e entidades publicas como por pessoas físicas e jurídicas, visando o bem estar da população e também retorno monetário, um exemplo de investimento misto mais conhecido no Brasil é o da Petrobras, que possui investimentos do governo e também ações que podem ser compradas por qualquer pessoa física ou jurídica.
Segue abaixo algumas das principais e mais conhecidas opções de investimentos financeiros no Brasil:
- CDB
- Caderneta de poupança
- Debêntures
- Ações de empresas
- Fundos de investimento
- Títulos Públicos
Um investimento muito conhecido e que tem atraído muitos investidores com o perfil de pessoa