deus
Considerando que as medições são efetuadas na superfície da terra e, como esta não possui uma forma geométrica rigorosamente regular, algumas hipóteses fundamentais são estruturadas para que se possa interpretar e representar as medidas obtidas. Chama-se geóide a figura ideal descrita pela forma da Terra que pode, em linhas gerais, ser considerada como a superfície de nível médio dos mares, considerada em equilíbrio estável e prolongada através dos continentes.
A superfície da Terra só pode ser considerada plana, para porções muito restritas; para grandes extensões a superfície se encurva e pode ser considerada regionalmente esférica; já com maior aproximação a forma geometricamente definida com dois parâmetros, mais próxima da figura da Terra, é a de um elipsóide de revolução, que gira em torno de seu menor eixo.
Diferença entre Geodésia e Topografia: a Topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, ciência muito mais abrangente.
2. TOPOGRAFIA
Definição: A palavra topografia teve origem do idioma grego em que TOPO=LUGAR e GRAFIA=DESCRIÇÃO, ou seja, topografia é a descrição de um lugar.
A topografia teve início no antigo Egito as margens do Rio Nilo, devido as cheias destruírem os limites das terras e as necessidades de novas demarcações, levantamentos cadastrais e avaliações de áreas rurais. A partir daí foram desenvolvidas técnicas que possibilitaram a restituição das áreas inundadas, chegando hoje com equipamentos eletrônicos modernos