História da administração
1 INTRODUÇÃO 5
2 ABORDAGEM HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO 6
3 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 8
4 PRINCIPAIS CONCEITOS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO 10
5 A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 11
6 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 13
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
ESTE TRABALHO BUSCA DAR UMA ABORDAGEM GERAL À HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO, SUAS TEORIAS E FUNÇÕES. EXPLICANDO SUAS ORIGENS E DESFAZENDO CONFUSÕES QUE COMUMENTE SÃO COMETIDAS ENTRE TEORIAS CLÁSSICAS.
2 ABORDAGEM HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO É FORMADA POR UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS, NORMAS E FUNÇÕES CRIADAS PARA DISCIPLINAR OS FATORES DE PRODUÇÃO, VISANDO UM LUCRO MAIOR E ADEQUADA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS.
A administração é quase sempre vista como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isso só faz sentido se o termo empresa for sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, com um fim, um objetivo específico. O mais certo é considerar a Administração de Empresas como subárea da Administração, já que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Com a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, deu-se a necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos nessa época, que levou profissionais de outras áreas mais antigas, como a Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de várias ciências, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
Existem autores que dizem que a Administração é uma área interdisciplinar do conhecimento já que engloba métodos de várias ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.
Não se pode confundir a gerência de uma vida pessoal, da sua casa, que tem sua arte própria, porém empírica, com a administração de uma