Relação balanço hídrico - aspectos físicos de quixeramobim
Caracterização do clima:
A cidade de Quixeramobim localiza-se na região central do estado do Ceará e, portanto, possui clima tropical semi-árido quente¹, que é caracterizado por temperaturas elevadas com baixa amplitude térmica anual e períodos chuvosos restritos devido à falta de umidade.
Figura 1 - Climograma da cidade de Quixeramobim²
O clima semi-árido, no Brasil, é determinado pela circulação geral da atmosfera (circulação primária), mais especificamente pela célula de Hadley-Walker³, em que há ascendência do ar quente e úmido da região amazônica e subsidência na região do Atlântico Tropical, com extensão até o nordeste brasileiro.
Portanto, a área é uma zona de alta pressão dispersora de ventos e umidade, o que dá essa característica ao clima.
Além disso, há fatores que influenciam e intensificam essas características, como a movimentação da ZCIT³ (Zona de convergência intertropical) que, quando ao norte da zona equatorial, aumenta a subsidência no nordeste do Brasil.
Caracterização da vegetação
A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro no qual está inserida a cidade de Quixeramobim. Apesar de apresentar alguma similaridade, a vegetação da caatinga varia de acordo com a pluviosidade, o tipo e a fertilidade do solo. Segundo o mapa do IPECE (Instituto de pesquisa e estratégia econômica do Ceará), as subdivisões de vegetação presentes na cidade de Quixeramobim, são: Caatinga arbustiva densa, caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa. Figura 2 - Mapa de vegetações presentes no estado do Ceará4
Como observado no balanço hídrico, na maior parte do ano há escassez de água, então devido a essa falta de água a vegetação é xerófila, ou seja, adaptada a esse período de seca.
As adaptações para evitar a perda excessiva de água são diversas, dentre elas: as folhas são pequenas, possuem cera em sua extensão, no período seco há perdas das folhas (vegetação caducifólia) e, além disso, as raízes são