Proteçoes internas em transformadores de potencia
Antigamente eram necessários vários relés para desempenhar as funções recomendadas para a proteção de um motor. Atualmente, os reles já possuem incorporadas as funções: desequilíbrio de corrente, seqüência incompleta, marcha a vazio, etc.
49 - Relé térmico para máquina ou transformador. Opera quando a temperatura excede um valor pré-determinado;
A função 49 é uma função de sobrecarga térmica. Para se proteger adequadamente um motor termicamente deve-se ajustar a proteção de forma que a curva característica t x l do relé passe abaixo da curva térmica de dano completa do motor, a qual traduz a suportabilidade térmica do motor na condição de regime, partida ou aceleração e rotor bloqueado.
O IEEE std 620 padroniza a forma de apresentação da curva de dano (limite térmico) dos motores para três condições: (a)rotor bloqueado (b) partida (c) em regime. Essas curvas devem ser solicitadas ao fabricante.
A curva térmica deve permitir o motor partir e ficar abaixo da curva de rotor bloqueado. Algumas vezes pode-se utilizar toda capacidade térmica da maquina aplicando-se fatores correspondentes devidos ao fator de serviço.
Particularidade – Capacitor chaveado com o motor – Quando capacitores chaveados com motores, ou seja, os capacitores conectados entre o motor e o dispositivo de manobra (contator ou disjuntor) e a proteção esta a montante do ponto de conexão do capacitor, parte do reativo do que vinha da rede (sistema) para suprir a corrente nominal, passa a ser entre agora pelo capacitor e o rele enxerga em condições de regime, uma corrente menor que a nominal. Dessa maneira, caso não se corrija a corrente que o rele enxerga, na ocorrência de uma sobrecarga, o motor não estará adequadamente protegido
Normalmente são protegidos por relé térmico e fusível retardado. A função 49 tem o ajuste do relé térmico normalmente feito na corrente nominal (In) do motor (ou 1,05 x In), uma vez que os relés térmicos já apresentam