Referencial Curricular Nacional Para Educa O
Infantil, Volume 1. Quanto ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é função de o professor especificar as situações de aprendizagem às crianças, observando os conhecimentos que cada uma possui dos mais diferentes assuntos às suas origens socioculturais, respeitando assim a individualidade de cada criança.
Sendo assim devemos oferecer uma educação que facilitem a sua aprendizagem e respeitem as suas necessidades e ritmos individuais, levando em conta a capacidade de cada criança.
Devemos promover a harmonia com a diversidade brasileira, sendo elas a cultura, os hábitos, costumes e a característica de cada um.
Também devemos aprender a relacionar-se com pessoas com capacidades diferentes mostrando a igualdade e o respeito ao outro.
Uma escola que é capaz de educar a todas as crianças, sem restrição é uma escola inclusiva que dá contas da diversidade respeitando as diferenças de cada uma delas, sendo assim o trabalho com a diversidade promove o desenvolvimento tanto para a criança quanto para o professor.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1.
Preza o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, culturais, econômicas, étnicas, religiosas. O professor deve elaborar atividades que compreendam as demandas de grupo e a individualidade de cada criança. Uma educação comprometida com a formação de uma sociedade não excludente deve promover o convívio com a diversidade, o que inclui culturas, hábitos, costumes, competências e particularidades de cada um.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das