Organiza O Do Referencial Curricular Nacional Para Educa O Infantil Salvo Automaticamente
Com o objetivo de tornar visível forma de articulação, estrutura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil relaciona objetivos gerais e específicos ,conteúdos e orientações didáticas numa perspectiva de operacionalização do processo educativo.
Para tanto estabelece uma integração curricular na qual os objetivos gerais para educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho.Desses objetivos específicos decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas.O tratamento didático que busca garantir a coerência entre objetivos e conteúdos se explicita por meio das orientações didáticas.
Essa estrutura se apoia em uma organização por idades-crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos –e se concretiza em dois âmbitos de experiências –Formação Pessoal , Social e conhecimento de mundo que são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho:Identidade e autonomia,movimento,artes visuais,música,linguagem oral e escrita,natureza e sociedade e matemática.
Organização por idade
A opção pela organização dos objetivos,conteúdos e orientações didáticas por faixas etárias e não pela designação institucional –creche e pré-escola-pretendeu também considerar a variação de faixas etárias encontradas nos vários programas de atendimento nas diferentes regiões do país ,não identificadas com as determinações da LDB.
Organização em âmbito e eixos
Os âmbitos são compreendidos como domínio ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangências das experiência que propicia ás crianças .
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos experiências:Formação Pessoal e Social e conhecimento de mundo.É preciso ressaltar que está organização possui um caráter instrumental e didático,devendo os