Reengenharia
As mudanças ocasionadas nos processos afetam muitas partes e aspectos de uma organização. Quando o processo é reformulado com a reengenharia, as pessoas que antes obedeciam as instruções, agora são elas que tomam as decisões.
Agora eles compartilham com todos da equipe a responsabilidade pela realização do processo inteiro, não apenas de uma parcela, como ocorria no processo de Adam Smith. cada qual realizava uma etapa individual da fabricação de um alfinete, fazendo apenas o que era de sua obrigação. Com a reengenharia as pessoas faziam a sua parte e podiam ajudar os demais na excução de seu serviço.
Após a reengenharia as pessoas não dominam um serviço, elas crescem junto com ele. No ambiente pós reengenharia o novo modelo de tarefas que antes era de tarefas simples para pessoas simples, agora se formula de serviços complexos para pessoas espertas, ocorrendo assim uma mudança também no modelo de processo seletivo, deixando mais criterioso. Uma empresa tradicional orientada para terefas contrata as pessoas esperando que sigam as regras. Já as empresas que praticaram a reengenharia, em vez de empregados obedientes às regras, preferem aqueles capazes de formular as suas próprias regras. À medida que a gerência delega às equipes a responsabilidade pelo processo inteiro, também precisa lhes conceder a autoridade para tornarem as decisões necessárias. (HAMMER; CHAMPY, 1994, p. 55)
Com todas as mudanças no processo de reengenharia, os empregados criam uma resistência. Gerando dificuldade para a organização driblar esta resistência imposta por eles, fazendo entenderem os benefícios deste novo sistema.
3.Reengenharia x Qualidade Total
As etapas envolvidas no programa de reengenharia e TQM (Total Quality Management) têm aparentemente muito em comum. Ambos estão focados na melhoria de processo e a importância do apoio da alta gerência, e destacam as perspectivas dos clientes.
A qualidade lida com processos já