reengenharia
CURSO DE CINÊCIAS CONTÁBEIS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
SIMONE SILVA SANTOS
VALDEIR CLEBER AUGUSTO
REENGENHARIA
JARAGUÁ DO SUL
2014
REENGENHARIA
A reengenharia, foi criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos. A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
A implantação da reengenharia passa por 4 fases:
Preparação: É a fase inicial onde devem ser listados os processos da empresa, selecionados os processos que serão redefinidos e mobilizados os recursos para executar o projeto. Planejamento: O próximo passo é planejar como será implementada a reengenharia, onde deve ser analisado os recursos de tempo, estrutura, dinheiro e pessoal necessários para executar as tarefas.
Implementação: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar os processos (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar esses processos.
Avaliação: Na última fase é necessário mensurar os resultados a fim de controlá-los e fazer os ajustes necessários. A reengenharia introduz mudanças