reengenharia
Reengenharia é um sistema administrativo criado no inicio da década de 90 por Michael Hammer e Janes Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado com foco no alcance, objetivos de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas, criticas do desempenho da empresa, seja nos custos, na meta, na qualidade, no serviço, ou no tempo , transformando seus processos e atividade de negocio, através do “ rompimento com costume absoletos. Segundo Branco (2008, p. 123), ao contrario do que tinha acontecido com muitas das metodologias de Gestão de Qualidade, os primeiro exemplo de suas aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unido .
A criação da Reengenharia: A reengenharia é um conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do Best –seller “ Reenginnering the Corporation”
Este conceito administrativo pode ser definido como um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização.
A utilização desta ferramenta de gestão deve primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização. Tais como o serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional entre outros.
Com o objetivo de aumentar a produtividade através de redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente, no entanto tornando as palavras chaves da nova década para inovação e rapidez, serviço e qualidade.
Conceito
Como foi abordada anteriormente, a reengenharia questiona toda a forma de trabalhar de uma organização, gerando uma definição total de processos de definição de estratégia e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos stakeholders. A fim de mapear os processos que requerem melhorias. Feito