reengenharia
REENGENHARIA EMPRESARIAIS
INTRODUÇÃO
Á medida que ingressamos no século XXI, devemos reconhecer a necessidade de estabelecer uma compatibilidade entre o ambiente em constante mudança no qual operamos e o modo pelo qual iremos produzir bens e serviços para os nossos clientes. As barreiras ao comércio entre as nações continuam a reduzir-se com a criação de zonas livres de comércio regionais, tais como a União Européia (UE) e o estabelecimento do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Como resultado, o mundo está tornando-se aldeia global única ou paisagem global – facilitada, em grande parte, pelos rápidos avanços na tecnologia da informação. De modo similar, o campo da administração da produção deve mudar para abordar questões globais, enquanto incorpora simultaneamente esta nova tecnologia. Os clientes esperam cada vez mais produtos/serviços de mais alta qualidade a preços mais baixos e com entrega mais rápida. Por este motivo o estudo da administração de operações é, atualmente, mais importante do que nunca.
REDESENHANDO PROCESSOS
O máximo valor agregado ao produto/serviço para o cliente é diretamente relacionado à focalização dos processos que impulsionam a empresa e a criação de uma mentalidade inovadora. O grau de redesenho de um processo corresponde à distância entre o que tem valor para o cliente e o atual nível de desempenho. O intervalo de variação do redesenho vai de 0% (sem mudança) a 100% (eliminação do processo ou criação de um novo processo).
À proporção que aumenta o grau de redesenho, cresce também o risco associado. Por mais completos que sejam o planejamento e a análise de uma mudança, seus resultados são incertos até as novas idéias passarem pelo teste da prática. O aumento da quantidade de mudança acarreta o aumento do risco.
Embora não se espere que as mudanças funcionem perfeitamente da primeira vez, espera-se que as pessoas aprendam a cada experiência e continuem a