O PATRIMÔNIO CULTURAL NO PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DO MÉIER E ADJACÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Foi realizado estudo, desenvolvido pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural através da Gerência de Cadastro e Pesquisa e Proteção e da Gerência de Intervenção Urbana, onde após análises em campo, foram levantados e documentados através de material fotográfico, edificações de grande valor arquitetônico, produzindo então como documento final, um diagnóstico com a finalidade de contribuir com os estudos para a realização do PEU do Méier, em desenvolvimento por esta gerência - Gerência de Planos Locais 3.
Das análises do espaço urbano, surgiram propostas que visam proteger, valorizar, recuperar e potencializar o patrimônio histórico e cultural dos bairros atingidos pelo PEU. Dessas edificações e elementos da paisagem, foram indicados elementos identificados como marcos urbanos classificados pelo patrimônio da seguinte forma:
marcos urbanos de interesse cultural ; marcos urbanos de interesse na paisagem cultural; indicação de áreas com características para a proteção do ambiente cultural (APAC).
Os marcos urbanos de interesse cultural, são apresentados pelo Patrimônio como as intervenções do homem (construções ou localidades), ligadas a referência e memória da região. Estes elementos foram agrupados em: Bens Tombados, Bens Indicados para Tombamento e Bens de Interesse Cultural. Segue abaixo alguns Bens Indicados para Tombamento, que são aqueles com o tombamento já solicitado, incorporados ao nosso estudo:
Sindicato dos Gráficos – Rua Licínio Cardoso, 461, São Francisco Xavier ;
Antigo Cine Bruni Méier – Rua Amaro Cavalcanti, 105, Méier;
Antigo Cine Paratodos – Rua Arquias Cordeiro, 350, Méier;
Edifício Comercial – Rua Dias da Cruz, 6 e 10 e Rua Vinte e Quatro de Maio, 37 e 45, Méier;
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Rua Ferreira de Andrade, 103, Cachambi;
Antigo Cine Cachambi – Rua Cachambi, 345, Cachambi;
Asilo