Reengenharia
GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES
As organizações vêm enfrentando determinados desafios da ultima década, relacionados com o crescimento do mercado. A demanda, com clientes mais conscientes, demandando melhores serviços, tempos reduzidos e preços baixos, enquanto a evolução tecnológica exige um planejamento, flexibilidade e integração com um tempo determinado, afinal, a organização tem que acompanhar essa evolução que acontece cada vez mais rápida, exigindo novas oportunidades, como modelos de negócios baseados na internet, terceirização de atividades secundárias, colaboração e parceria.
Antigamente o produto ou serviço tinham valor através do seu preço, enquanto atualmente os clientes buscam preços mais baixos. O mercado com sua competição global tem mais possibilidade de escolha, assim como a diferenciação com mais ofertas. Os processos de negócio com uma velocidade acelerada exigem uma melhor estimativa, administração e redução de custos. Os desafios da ultima década giram em torno de estratégias entre pessoas, processo e tecnologia.
REENGENHARIA
Na década de 90 surge a reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos. implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.
A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases:
1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto;
2ª Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento(recursos)), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas;
3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável,